Quadra UP
Fazenda Paranoazinho
FICHA TÉCNICA
Local: Distrito Federal, Brasil
Status: projeto em andamento
Início do projeto: Agosto/2017
Área de Projeto: 6.920m²
Equipe: Guilherme Ortenblad, Rosa Clara Alves, Mariane Takahashi, Kathleen Chiang, Mariana Poli Gortan, Bruno Spinardi Silva, Karin Kussaba, Pedro Balotin Borba e Ticiane Alencar.
UMA NOVA LOCALIDADE NO DF
O novo bairro localiza-se na Fazenda Paranoazinho, região de Colorado-Sobradinho, Distrito Federal. Idealizado pela UP (Urbanizadora Paranoazinho), teve seu Masterplan elaborado por equipes que são referência no desenvolvimento de cidades humanas, como Gehl Architects, SOM, PPS e DPZ CoDesign. O futuro bairro se contrapõe à morfologia do plano piloto de Brasília, tendo as quadras perimetrais desenhadas para uma articulação maior entre os edifícios e as ruas.
O novo bairro do DF teve masterplan elaborado por equipes como Gehl Architects, SOM, PPS e DPZ CoDesign
PIONEIRISMO E CIDADE PARA PESSOAS
O objeto de nosso projeto é uma das quatro quadras pioneiras do bairro, que está junto à avenida principal, onde será o coração da vida urbana de Sobradinho. A partir do contexto em que o projeto será implantado, o Zoom buscou potencializar as dinâmicas locais desejadas. Um dos principais objetivos do projeto foi organizar a hierarquia de usos e acessos para organizar os espaços públicos, semiprivados e privados, de modo que dialoguem e que interfiram de maneira positiva um no desenvolvimento do outro.
a multiplicidade é fundamental para se alcançar uma atmosfera funcional e viva
HIERARQUIA DE USOS E PRIVACIDADE
O projeto possui 31.850m² de área construída em um terreno de 6.920m². A implantação dos edifícios acontece nos limites dos lotes, o que cria dois grandes pátios internos semiprivados no térreo. Com mais privacidade em relação à rua e acesso controlado, esses pátios são para realização de atividades compartilhadas entre as pessoas que moram na quadra. O conjunto possui 190 unidades habitacionais, distribuídas em seis edifícios com acessos individuais. As alturas dos blocos, bem como as volumetrias e fachadas são intencionalmente variadas para criar uma paisagem rica em formas, texturas e detalhes. Essa riqueza é percebida tanto na escala urbana, como na escala do corpo humano, o que promove um ambiente interessante e dinâmico, que estimula modais ativos e a vida da rua.
ESPAÇO PÚBLICO VIVO E ATRATIVO
Os espaços de uso público foram pensados para serem lugares acolhedores, que incentivem o encontro entre as pessoas que ali circulam e moram. O primeiro gesto do projeto foi traçar um eixo peatonal, que cruza os lotes e divide a implantação em dois volumes. Esse passeio para pedestres reforça a intenção de entusiasmar a mobilidade ativa e enfatiza a escala do projeto, que prioriza o pedestre. O eixo criado se encontra com a avenida principal do futuro bairro, um cruzamento que faz de suas esquinas pontos estratégicos: de um lado há um café e do outro uma creche. Ainda, ao longo da rua peatonal há apartamentos tipo loft no térreo. Essa composição de usos ajuda a atrair o fluxo de pessoas e criar um espaço público seguro, onde os vizinhos podem conviver e crianças podem brincar.
Espaços públicos pensados para serem locais acolhedores, que promovam o encontro e convívio entre as pessoas
TIPOLOGIAS VARIADAS, PÚBLICO VARIADO
Os espaços privados, as unidades habitacionais e comerciais, também são bastante variados para atender ao leque amplo de demandas dos moradores e empreendedores. As unidades residenciais se dividem em 29 tipologias de apartamentos, com plantas e espacialidades diferentes e áreas que variam entre 45m² e 153m³, de 1 a 4 dormitórios.
miolo da quadra
espaços semiprivados
eixo peatonal
rua interna
miolo da quadra
espaços semiprivados
IMPLANTAÇÃO
DIVERSIDADE NO PROJETO
A palavra chave do projeto é diversidade. A forma, os usos, as tipologias e tipos de público compõem uma grande multiplicidade para o território, o que é fundamental para se alcançar uma atmosfera funcional e viva, com conceitos arquitetônicos e urbanísticos preciosos e com enorme potencial comercial. Assim será o futuro bairro que está nascendo na Fazenda Paranoazinho.
VEJA MAIS IMAGENS DO PROJETO: