Acompanhe o Zoom nas redes sociais:

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • zoom-urbanismo-arquitetura-design

propostas / assuntos gerais

 

  

currículos / portfólios

zoom@zoom.arq.br

equipe@zoom.arq.br

cv@zoom.arq.br

+ 55 (11) 3263 0267

Rua Peixoto Gomide 996, Cj-720

São Paulo SP Brasil

Quadra UP

Fazenda Paranoazinho

FICHA TÉCNICA

Local: Distrito Federal, Brasil 
Status: projeto em andamento 
Início do projeto:  Agosto/2017 

Área de Projeto:  6.920m²
Equipe: Guilherme Ortenblad, Rosa Clara Alves, Mariane Takahashi, Kathleen Chiang, Mariana Poli Gortan, Bruno Spinardi Silva, Karin Kussaba, Pedro Balotin Borba e Ticiane Alencar. 

UMA NOVA LOCALIDADE NO DF

 

O novo bairro localiza-se na Fazenda Paranoazinho, região de Colorado-Sobradinho, Distrito Federal. Idealizado pela UP (Urbanizadora Paranoazinho), teve seu Masterplan elaborado por equipes que são referência no desenvolvimento de cidades humanas, como Gehl Architects, SOM, PPS e DPZ CoDesign. O futuro bairro se contrapõe à morfologia do plano piloto de Brasília, tendo as quadras perimetrais desenhadas para uma articulação maior entre os edifícios e as ruas.

PIONEIRISMO E CIDADE PARA PESSOAS

 

O objeto de nosso projeto é uma das quatro quadras pioneiras do bairro, que está junto à avenida principal, onde será o coração da vida urbana de Sobradinho. A partir do contexto em que o projeto será implantado, o Zoom buscou potencializar as dinâmicas locais desejadas. Um dos principais objetivos do projeto foi organizar a hierarquia de usos e acessos para organizar os espaços públicos, semiprivados e privados, de modo que dialoguem e que interfiram de maneira positiva um no desenvolvimento do outro. 

HIERARQUIA DE USOS E PRIVACIDADE

O projeto possui 31.850m² de área construída em um terreno de 6.920m². A implantação dos edifícios acontece nos limites dos lotes, o que cria dois grandes pátios internos semiprivados no térreo. Com mais privacidade em relação à rua e acesso controlado, esses pátios são para realização de atividades compartilhadas entre as pessoas que moram na quadra. O conjunto possui 190 unidades habitacionais, distribuídas em seis edifícios com acessos individuais.  As alturas dos blocos, bem como as volumetrias e fachadas são intencionalmente variadas para criar uma paisagem rica em formas, texturas e detalhes. Essa riqueza é percebida tanto na escala urbana, como na escala do corpo humano, o que promove um ambiente interessante e dinâmico, que estimula modais ativos e a vida da rua.  

ESPAÇO PÚBLICO VIVO E ATRATIVO

Os espaços de uso público foram pensados para serem lugares acolhedores, que incentivem o encontro entre as pessoas que ali circulam e moram. O primeiro gesto do projeto foi traçar um eixo peatonal, que cruza os lotes e divide a implantação em dois volumes. Esse passeio para pedestres reforça a intenção de entusiasmar a mobilidade ativa e enfatiza a escala do projeto, que prioriza o pedestre. O eixo criado se encontra com a avenida principal do futuro bairro, um cruzamento que faz de suas esquinas pontos estratégicos: de um lado há um café e do outro uma creche. Ainda, ao longo da rua peatonal há apartamentos tipo loft no térreo. Essa composição de usos ajuda a atrair o fluxo de pessoas e criar um espaço público seguro, onde os vizinhos podem conviver e crianças podem brincar. 

TIPOLOGIAS VARIADAS, PÚBLICO VARIADO

 

Os espaços privados, as unidades habitacionais e comerciais, também são bastante variados para atender ao leque amplo de demandas dos moradores e empreendedores. As unidades residenciais se dividem em 29 tipologias de apartamentos, com plantas e espacialidades diferentes e áreas que variam entre 45m² e 153m³, de 1 a 4 dormitórios.

DIVERSIDADE NO PROJETO

A palavra chave do projeto é diversidade. A forma, os usos, as tipologias e tipos de público compõem uma grande multiplicidade para o território, o que é fundamental para se alcançar uma atmosfera funcional e viva, com conceitos arquitetônicos e urbanísticos preciosos e com enorme potencial comercial. Assim será o futuro bairro que está nascendo na Fazenda Paranoazinho. 

VEJA MAIS IMAGENS DO PROJETO: