norah
higienópolis
FICHA TÉCNICA
Local: São Paulo, Brasil
Status: construído
Início do projeto: Julho 2013
Conclusão da obra: julho 2018
Área de Projeto: 6.800 m²
Equipe: Guilherme Ortenblad, Kathleen Chiang, Ana Carolina de Lima, Mariane Takahashi, Rosa Clara Alves, Mariana Poli Gortan, Alex Ninomia, Luana Pedrosa e Tadeu Omae.
Fotografia: Projete Construtora
UM EDIFÍCIO CONECTADO COM A CIDADE
O edifício residencial Norah Higienópolis fica localizado entre o bairro Santa Cecília e Higienópolis, bairros centrais de São Paulo, conhecidos por terem boa oferta de serviços, produtos e meios de transporte, ou seja, uma mistura de usos bastante interessante para se morar. O projeto do edifício levou em conta essa pluralidade do entorno, buscando soluções que pudessem tornar o empreendimento conectado com a cidade.
Embora o Norah Higienópolis seja de apenas de uso residencial, buscamos soluções para deixar a fachada mais ativa
INTERFACE ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
Assim como muitos dos edifícios tradicionais de Higienópolis, o Norah tem um jardim frontal, um respiro para a rua em meio aos prédios. O lounge do condomínio, uma área comum na qual é possível receber amigos para fazer um jantar ou um almoço, é voltado para essa área verde. A ideia é que essa área comum tenha diferentes funções em horários variados, com usos noturnos e de fim de semana, e manter sempre a conexão visual com a rua. Foi a solução proposta para tornar a fachada do empreendimento ativa, mesmo em um projeto em que o uso é somente residencial, e assim contribuir para que a rua seja mais viva.
ÁREAS COLETIVAS
Com unidades privativas compactas, o edifício aposta em áreas comuns coletivas amplas, que sejam uma extensão das unidades habitacionais. Além do lounge citado, há uma lavanderia coletiva, espaço de trabalho, academia, sauna e uma varanda de descanso. A piscina fica elevada em relação à rua, dando uma certa privacidade, mas sem perder a conexão visual com a área pública. O empreendimento prioriza menos o carro, com apenas um subsolo e o mínimo de vagas para cada apartamento, afinal, fica próximo ao metrô e tem várias linhas de ônibus que servem a região. Com uma ciclovia logo em frente ao prédio, o edifício também disponibiliza bikes compartilhadas, que os moradores podem utilizar e depois devolver.
TIPOLOGIAS VARIADAS, PÚBLICOS VARIADOS
O edifício conta com tipologias diversificadas. Os apartamentos casa ou sobrado, situados no térreo, são chamados assim por terem área externa descoberta, um quintal com churrasqueira. A sensação é a de morar em uma casa, mas com as comodidades de um condomínio e próximo ao centro da cidade. As unidades tipo são compactas, com 1 dormitório, e versáteis: a planta foi pensada de forma que as unidades pudessem ser conjugadas em apartamentos maiores, caso algum morador busque mais espaço privativo. Os apartamentos do último andar são duplex, com terraço e vista para a cidade. Com essa diversidade tipológica e flexibilidade, foi possível abranger públicos diferentes: desde estudantes, pessoas que moram sozinhas, jovem casais e até mesmo famílias.
A piscina fica elevada em relação à rua, dando uma certa privacidade, mas sem perder a conexão visual com a cidade
O Zoom busca soluções que melhorem a interface entre o edifício e a cidade, entre o privado e o público
O ZOOM E A CIDADE
O projeto do Norah Higienópolis aproximou o Zoom da escala urbana, com intervenções de lotes mais amplos. O interesse nos parâmetros que constroem e moldam a cidade se aprofundaram nesse tempo. Estamos sempre atentos às discussões e tendências urbanas, participando de forma ativa e propondo - tendo em vista as particularidades e limitações - soluções que melhoram a interface entre o edifício e a cidade, entre o privado e o público. Buscamos trazer conceitos que acreditamos trazer bem estar coletivo e que estão relacionados ao futuro das cidades para dentro dos empreendimentos que projetamos.
VEJA MAIS FOTOS DO PROJETO: