Acompanhe o Zoom nas redes sociais:

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • zoom-urbanismo-arquitetura-design

propostas / assuntos gerais

 

  

currículos / portfólios

zoom@zoom.arq.br

equipe@zoom.arq.br

cv@zoom.arq.br

+ 55 (11) 3263 0267

Rua Peixoto Gomide 996, Cj-720

São Paulo SP Brasil

móvel
naked brasília

FICHA TÉCNICA

Data: março de 2015
Equipe: Guilherme Gambier Ortenblad, Kathleen Chiang, Mariane Christovam, Alex Ninomia, Ana Carolina de Lima, Rosa Clara Alves, Tadeu Omae, Luana Pedrosa.
Fotos: Alex Ninomia e Maira acayaba

O PROJETO

Naked Brasília é um móvel que pode ser utilizado com criado mudo, mesa lateral ou buffet e inspirado na construção de Brasília e nas fotografias de Marcel Gautherot.

A construção no Brasil ainda é bastante tradicional e artesanal, de forma que os trabalhadores ainda são parte fundamental do processo. No caso do concreto armado, a montagem das ferragens e armadura é resultado de um trabalho bastante artesanal, posteriormente coberto pelo concreto. Dessa forma, quando olhamos para um prédio construído, não temos dimensão do esforço e trabalho artesanal empregado na construção.

Buscando inspiração nas fotografias de Marcel gautherot durante a construção de Brasília, que registram e expõem esse trabalho invisível dos candangos, batizamos a peça de Naked Brasília, uma vez que ela tem sua estrutura, corrediças e funcionamento exposto e explícito, na intenção de deixar o próprio trabalho em si também exposto. A superfície de vidro faz com que o interior da gaveta seja aparente, assim como o que ela contém, fazendo com que a transparência não seja apenas da peça, como também de seu usuário. Os objetos dentro da gaveta e sua organização refletem e mostram a personalidade de seu usuário para que qualquer um veja.

Início da concretagem da cúpula do Senado Federal. Brasília, 1958. Foto: Marcel Gautherot / IMS