espaço de convivência
em indústria
FICHA TÉCNICA
Local: São Paulo
Status: Construído
Área de projeto: 167 m²
Equipe: Guilherme Ortenblad, Kathleen Chiang, Mariane Takahashi, Ana Carolina de Lima, Rosa Clara Alves, Mariana Poli Gortan, Bianca Guariglia, Karin Kussaba, Bruno Spinardi Silva
Finalização do projeto: outubro 2016
Data da finalização da obra: março 2017
Fotografia: Sissy Eiko
ÁREA DE CONVIVÊNCIA AO AR LIVRE EM INDÚSTRIA
Uma empresa procurou o Zoom para desenvolver uma área de convivência para seus colaboradores. A sede da fábrica está situada num local industrial na zona sul de São Paulo e em seu entorno não há muitas opções de lazer ou convivência, o que torna interessante prover um espaço para descanso e convivência dentro da própria empresa.
Dentro das dependências da fábrica haviam locais agradáveis ao ar livre, como jardins e áreas arborizadas. Aproveitando esse potencial, foi criado um espaço de estar externo para usufruto dos funcionários. Este equipamento é parecido com um parklet devido ao seu mobiliário resistente ao uso externo e que promove a permanência e convivência entre seus usuários.
Foram instalados vários tipos de mobiliário: banco sem encosto, banco com encosto, mesas, assento apoio-glúteo e espreguiçadeira. Os variados mobiliários proporcionam usos e atividades diversificados. É possível descansar na espreguiçadeira depois do almoço ou sair do escritório e fazer uma reunião de trabalho ao ar livre nas mesas num dia bonito.
Os dois trechos cobertos – confeccionados em policarbonato e madeira, com estrutura metálica - proporcionam, inclusive, a permanência no equipamento em dias de chuva.
Quem anda pela calçada tem seu percurso conduzido para dentro do equipamento. Como o mobiliário se estende também ao jardim, há um melhor aproveitamento do espaço e cria-se uma área de convivência ampla e integrada à área ajardinada.
As ripas de madeira foram posicionadas no mesmo sentido, tanto no piso quanto no mobiliário, evidenciando o eixo longitudinal do equipamento. Essa disposição das ripas altera a percepção e experiência do espaço pelo usuário, já que a leitura visual da convergência das linhas para um mesmo ponto cria a sensação de movimento e de continuidade.
Aproveitando o potencial do local, foi criado um espaço de estar externo para usufruto dos funcionários
Os variados mobiliários proporcionam usos e atividades diversificados
as ripas de madeira alinhadas na mesma direção dão a sensação de movimento e continuidade
a cobertura possibilita o uso do local mesmo em dias de chuva
VEJA MAIS IMAGENS DO PROJETO: