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espaço de convivência 

para funcionários

FICHA TÉCNICA

Local: São Paulo
Status: Construído

Projeto em parceria com Megafone Comunicação
Equipe Zoom: Guilherme Ortenblad, Kathleen Chiang, Mariane Takahashi, Ana Carolina de Lima, Rosa Clara Alves, Mariana Poli Gortan, Karin Kussaba, Bruno Spinardi Silva, Wagner Leite, Jaqueline Santos
Data da conclusão da obra: outubro 2017
Fotografia: Sissy Eiko

MAIS CONVIVÊNCIA NO TRABALHO

Empresas de logística de transporte encontram-se próximas a vias expressas e zonas industriais. Devido a isso, é comum que falte urbanidade no entorno dessas empresas. Apesar de empresas de logísticas ocuparem grandes áreas e ter sedes amplas, os colaboradores não tinham um local determinado para ficar durante a espera entre uma entrega e outra.

As dinâmicas de trabalho estão sempre em transformação e tem sido cada vez mais importante estreitar o relacionamento entre a empresa e funcionário, de modo que este se sinta valorizado, se identifique com seu trabalho e tenha uma experiência mais positiva durante sua jornada. A falta de espaços adequados para os funcionários era uma questão essencial dentro da empresa.

Aproveitando o potencial do local, foi criado um espaço de estar para usufruto dos funcionários

PESQUISA: ENTENDENDO OS USUÁRIOS

Para entender melhor os desejos e demandas dos funcionários, o ZOOM realizou uma enquete participativa, que serviu como subsídio para o desenvolvimento do projeto. Com essa enquete, percebeu-se que a maior parte dos entrevistados reserva até meia hora do dia para o descanso dentro do ambiente da empresa, preferindo passar o tempo ou sozinha ou interagindo em grupos de até quatro pessoas.

 

Pelas respostas, vimos que o que os funcionários mais desejavam era wifi, espaços para relaxar e jogos; e as atividades mais comuns na hora do descanso eram usar o celular, jogar e deitar.

Através da pesquisa percebemos que havia duas situações principais que o projeto deveria abranger. A primeira era um momento mais privativo, no qual a pessoa poderia ficar a sós descansando ou usando o celular. A segunda seria um momento de interação em pequenos grupos, no qual as pessoas podem ser reunir para conversar ou jogar algum jogo.

Como o entorno da sede carecia de urbanidade, a solução foi criar espaços de convivência dentro da própria empresaCom base nos desejos dos funcionários, foram desenvolvidas áreas ambientadas e mobiliadas nas quais os colaboradores podem descansar, relaxar, descontrair e conversar com os colegas.

READEQUAÇÃO DE ESCALAS

Devido às sedes das empresas terem grandes vazios, as áreas de convivência propõem a fragmentação desses espaços vastos em espaços com escala mais humana. Isso foi feito a partir de mobiliários e espaços que proporcionem diferentes escalas de convivência: escala individual, grupos pequenos e grupos maiores.

MOBILIÁRIO MODULAR

Foram desenvolvidos mobiliários a partir de elementos reaproveitados das próprias sedes da empresa. As gaiolas de triagem se transformaram em espreguiçadeiras, namoradeiras, tablados e arquibancada. Também podem ser invertidas e servir como cobertura para qualquer módulo.

Os porta paletes metálicos servem de base para arquibancadas, bancos com e sem encosto, mesas e como suporte para redes. Essas variações permitem que as pessoas possam usar o mobiliário de várias formas e em tamanhos de grupos diferentes.

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SOLUÇÃO ECONÔMICA E SUSTENTÁVEL

O mobiliários incorporam materiais que faziam parte da produção e que seriam descartados como porta pallets, gaiolas metálicas para triagem, pneus e pallets. Esse reaproveitamento é sustentável, uma vez que ressignifica um insumo que seria descartado, e também ajuda a reduzir o custo total do mobiliário.

Para reforçar a marca da empresa, no projeto se utilizou elementos relacionados à identidade da própria marca, como as cores empregadas nos mobiliários e pinturas. No espaço também foram empregados elementos da logística e operação - gaiolas, pneus, pallets, etc- e que remetem à empresa.

Os mobiliários incorporam materiais que faziam parte da produção e que seriam descartados

MELHORAR O RELACIONAMENTO ENTRE FUNCIONÁRIO E EMPRESA

Ao ter uma área adequada para aproveitar seu tempo livre, o colaborador tem uma melhora em sua rotina de trabalhoCom um local apropriado, o funcionário pode descansar, se distrair, espairecer, interagir com os colegas de trabalho, etc. Isso é essencial para que ele se sinta valorizado e desempenhe suas atividades mais satisfeito, aumentando até mesmo a produtividade.

Medidas como essa ajudam a melhorar o relacionamento entre a empresa e o funcionário.

É uma forma de demonstrar que a empresa ouve seus funcionários e se preocupa com a qualidade de vida dos mesmosDesta forma, o funcionário não só tem uma melhora na rotina como se sente valorizado e, portanto, passa a valorizar mais a empresa em que trabalha.

o colaborador tem uma melhora em sua rotina de trabalho. Com um local apropriado, o funcionário pode descansar, se distrair, espairecer, interagir com os colegas de trabalho, etc.

PRODUÇÃO

PRÓPRIA

O mobiliário foi projetado e executado pelo Zoom, em nossa oficina de prototipagem, o PARKLAB

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