casas gêmeas
FICHA TÉCNICA
Local: São Paulo, Brasil
Status: construído
Início do projeto: dezembro de 2013
Conclusão da obra: novembro 2014
Área de Projeto: 430m²
Equipe: Guilherme Ortenblad, Kathleen Chiang, Samira Rodrigues, Mariane Takahashi Christovam, Ana Carolina de Lima, Alex Ninomia, Tiago Martinelli, Rosa Clara Alves, Tadeu Omae, Luana Pedrosa.
Fotos: Maíra Acayaba
O PROJETO
O projeto teve início com a solicitação de, no mesmo terreno, construir duas casas vizinhas, uma para cada irmão. Os dois sobrados são praticamente iguais, possuem apenas algumas diferenças de programa e detalhe, recebendo daí o apelido: casas gêmeas.
Por se tratar de um terreno relativamente estreito, com menos de dez metros de largura para as duas casas, optou-se por ocupar o recuo lateral e fazer um pátio central, um elemento presente desde as primeiras discussões de projeto e essencial para trazer luz e ventilação aos ambientes sociais, distribuídos ao redor dele. A iluminação e ventilação natural, inclusive, foram itens que receberam bastante atenção no projeto, que possui caixilhos grandes e claraboias na cobertura que iluminam os quartos.
O primeiro pavimento concentra as áreas sociais, com sala de estar, jantar, cozinha, área de serviço e, em uma das casas, um escritório. A ideia era manter esse pavimento o mais fluido possível, sem paredes e barreiras visuais, integrando o pátio e a luz dele aos demais ambientes. Ao subir as escadas, a passarela com fechamento de vidro permite a vista de cima do pátio e divide a suíte principal dos outros quartos e espaços de estar íntimo.
Foram empregados na construção materiais pré-fabricados como lajes de concreto, blocos de alvenaria estrutural, vigas metálicas.