top of page
Zoom-Casacor-Calçada-Todas-As-Cores-4.jp

1º LUGAR

NO PRÊMIO IAB SP 2018

CATEGORIA ARQUITETURA EFÊMERA

2º LUGAR

NO PRÊMIO CASA 2018

CATEGORIA SUSTENTABILIDADE

calçada de

todas as cores

FICHA TÉCNICA

Local: São Paulo
Status: Construído
Área de projeto: 400 m²
Equipe:

Guilherme Ortenblad, Rosa Clara Alves, Bruno Spinardi, Kathleen Chiang, Karin Kussaba, Pedro Borba, Ticiane Alencar, Michel Moreno, Gabriel Tunes, Michaela de Araujo

Projeto desenvolvido em Parceria com Lao Engenharia & Design
Conclusão da obra: Junho 2018
Fotografia: Sissy Eiko

A CALÇADA DE TODAS AS CORES

 

Localizada na entrada da CASACOR São Paulo 2018, a Calçada de Todas as Cores era o ambiente que recepcionava quem visitava o evento. Único ambiente público da mostra de arquitetura, a Calçada de Todas as Cores - projetada em parceria com a Lao Engenharia & Design – tinha como objetivo principal mostrar que o espaço público pode ter a mesma qualidade e acolhimento dos ambientes internos expostos na CASACOR, servindo como uma calçada modelo, com diversos conceitos que poderiam ser replicados na cidade.

O projeto recebeu o prêmio 2º lugar na categoria "Prêmio de Sustentabilidade" no Prêmio CASA, uma iniciativa do caderno CASA, do jornal o Estado de São Paulo, que tem como objetivo premiar os melhores ambientes da CASACOR.

Zoom-Casacor-Calçada-Todas-As-Cores-7.jp

A Calçada de Todas as Cores foi projetada como uma calçada modelo, trazendo conceitos que podem ser replicados na cidade

A CALÇADA COMO ESPAÇO PÚBLICO QUALIFICADO

As calçadas representam boa parte do território da cidade. É através desta grande área de espaço público que os pedestres se deslocam diariamente. Apesar disso, nem sempre encontramos calçadas em bom estado e muitas vezes ela nem existe, dificultando o acesso de quem circula pela cidade.

Entendemos a calçada não apenas como um piso, mas como um ambiente. Nela estão instalados infraestrutura urbana como postes, mobiliário urbano, arborização e também são interface entre a rua e o espaço privado. Quando falamos de calçadas qualificadas, nos referimos a calçadas que sejam acessíveis e também agradáveis de se caminhar.

Zoom-Casacor-Calçada-Todas-As-Cores-3.jp

UMA CALÇADA COMPLETA

O projeto da Calçada de Todas as Cores buscou abranger o máximo de iniciativas e conceitos aplicáveis para criar esse ambiente completo. Foram abordados temas como acessibilidade, soluções sustentáveis, mobiliário urbano, ativação do espaço, etc.

Ao se aproximar da Calçada, o primeiro elemento a se destacar era a estrutura de madeira, despertando a curiosidade de quem por lá passava. Essa estrutura funcionava como uma arquibancada com assentos de variadas alturas, profundidades e ângulos, o que criava diferentes situações, possibilidades e vistas. Ao aumentar em altura, ela ia virando uma cobertura multifacetada, que te envolvia conforme você a atravessava. Uma referência na paisagem que vai se revelando enquanto você caminha. A ideia da arquibancada era ser mais do que um mobiliário, era criar um ambiente, uma ocasião. Inclusive, foi nesse espaço que promovemos os Talks, conversas sobre arquitetura e cidade.

BAIXE O EBOOK DA CALÇADA DE TODAS AS CORES!

Quer saber como fazer uma calçada completa? Desenvolvemos um e-book gratuito com os conceitos aplicados no projeto! Clique no botão abaixo para fazer o download

PISO

O piso é o principal elemento de uma calçada. Para a Calçada de Todas as Cores, escolhemos um piso drenante, ou seja, um piso que permeável e que permite que a água da chuva retorne ao solo. Ainda no tema da drenagem, também fizemos jardins de chuva, ligados à sarjeta da avenida. Os jardins de chuva permitem que a água pluvial fique represada por um tempo e vá sendo absorvida aos poucos pelo solo.

 

Atualmente, as cidades tem poucas áreas verdes e muita área asfaltada ou concretada. Isso faz com que a água da chuva não consiga ser absorvida pelo solo e quando a chuva é muito intensa, acaba saturando o sistema de drenagem convencional e formando as enchentes. Portanto, medidas como pisos drenantes e jardins de chuva ajudam a dessaturar a drenagem urbana, diminuindo o risco de enchentes. Os jardins foram compostos por espécies nativas da mata atlântica, vindas de uma reserva florestal do vale do ribeira.

O piso também é um dos principais responsáveis pela acessibilidade. Para isso, deve estar devidamente assentado, nivelado, sinalizado e ser antiderrapante. A Calçada de Todas as Cores possuía sinalização do piso e mapa tátil, que orienta as pessoas com deficiência visual. Além dessa sinalização, disponibilizamos um mapa visual com informações do entorno, transporte público, pontos de interesse próximos e distâncias. Uma calçada completa e inclusiva!

Zoom-Casacor-Calçada-Todas-As-Cores-1.jp

Arquibancada de madeira com assentos de variadas alturas, profundidades e ângulos, o que criava diferentes situações, possibilidades e vistas

PRODUÇÃO

PRÓPRIA

O mobiliário foi projetado e executado pelo Zoom, em nossa oficina de prototipagem, o PARKLAB

SissyEiko_CalçadaTodasAsCores_50_red.jpg

Mobiliário, arte urbana, paisagismo, tudo compõe o ambiente convidativo e confortável, pensado como uma sala de estar urbana.

SALA DE ESTAR URBANA

A calçada é lugar para circulação de pedestres mas não precisa ser só local de passagem. Quando com largura adequada, ela pode receber mobiliários como bancos. Na Calçada de Todas as Cores, criamos o conceito de Sala de Estar Urbana: um espaço mobiliado com peças confortáveis e de qualidade, nas quais você podia sentar para esperar alguém, papear com os colegas, olhar o celular; um espaço de convivência.

 

Outro ponto importante é a arte urbana inclusa no ambiente. Caminhar ao longo da fachada do Jóquei – formada por um muro fechado e extenso – significava um trajeto monótono e sem graça, que transmitia até mesmo insegurança. Com a arte na fachada e distribuído ao longo do projeto, esse cenário ficou muito mais colorido e dinâmico, se transformando num trajeto mais estimulante e vivo. O graffiti misturado com crochê e o mobiliário lúdico traziam não só o visual, mas a possibilidade de explorar a arte de forma sensorial.

Zoom-Casacor-Calçada-Todas-As-Cores-10.j

Talk sobre "Cidade Acessível" com a participação de Mila Guedes e Sandra Ramalhoso

TALKS

O espaço público só tem significado se tiver uso. É importante que esses locais sejam atrativos, para que as pessoas se encontrem, se conectem, convivam, interajam. Na Calçada de Todas as Cores, para ativar o espaço, preparamos uma programação de Talks, inclusa na programação da CASACOR. A calçada e a arquibancada multifacetada de madeira, serviram como palco e ponto de encontro desses talks, bate-papos com convidados sobre algum dos seguintes temas:  mobilidade ativa, design e comportamento, práticas sustentáveis, cidade e identidade. Os Talks aconteciam duas vezes por semana, às quintas e aos sábados, eram gratuitos e com participação livre para qualquer pessoa. A ideia era ampliar o debate de temas relacionados à cidade e à arquitetura e que também estavam presentes no projeto da Calçada.

Zoom-Casacor-Calçada-Todas-As-Cores-8.jp

DIVIDINDO A EXPERIÊNCIA: EBOOK DA CALÇADA DE TODAS AS CORES

Para compartilhar a experiência que tivemos com a Calçada de Todas as Cores, fizemos um e-book contando com mais detalhes o projeto e as soluções nele utilizadas. Acreditamos que as calçadas têm potencial como espaço público e que compartilhar o aprendizado é democratizar o conhecimento. É incentivar que soluções como essas possam se repetir em outros locais para termos cidades cada vez melhores. É só clicar aqui.

PARCEIROS

Agradecemos a todos parceiros que acreditaram e participaram do projeto conosco.

Lista de parceiros e fornecedores de materiais utilizados no projeto:

Alpina Eucaliptos – madeira de reflorestamento, pinus autoclavado

Anne Galante – intervenção artística, grafite e chochê

Arco Sinalização – comunicação visual, piso e mapa táteis

Clarice Borian – folhas bordadas

Femarte – iluminação

Iiba – mobiliário urbano

Kalil Ferre – paisagismo

Legado das Águas – espécies nativas da Mata Atlântica

Novas Árvores por Aí – jardins de chuva e plantio

Santa Filomena – carpintaria

Sara Rosenberg – escultura lúdica

SittaMaria – piso permeável

Stone – mobiliário urbano

Tintas Coral – tintas

VEJA MAIS FOTOS:

bottom of page