Acompanhe o Zoom nas redes sociais:

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon
  • zoom-urbanismo-arquitetura-design

propostas / assuntos gerais

 

  

currículos / portfólios

zoom@zoom.arq.br

equipe@zoom.arq.br

cv@zoom.arq.br

+ 55 (11) 3263 0267

Rua Peixoto Gomide 996, Cj-720

São Paulo SP Brasil

1ª Oficina de Cúpula Geodésica no Parklab

December 8, 2017

No dia 1 de dezembro realizamos nossa primeira Oficina de Cúpula Geodésica de Madeira. A oficina aconteceu no Parklab, o laboratório de experimentações do Zoom. Ficamos muito felizes em ver o resultado das cúpulas montadas e a satisfação dos participantes, tanto dos pequenos como dos adultos.

 

As cúpulas geodésicas são estruturas leves e resistentes, formadas tridimensionalmente por várias faces triangulares. Em nosso espaço do Parklab desenvolvemos o projeto e o protótipo das geodésicas construídas na oficina: a partir de referências, testamos várias possibilidades de como compor esse objeto.

 

Na Oficina de Cúpulas Geodésicas de Madeira, a ideia principal era que cada participante pudesse fazer seu próprio objeto e levá-lo para casa. A partir de elementos simples, como bastões de madeira e conectores de mangueira plástica, os participantes puderam executar as peças e montar a própria geodésica ao longo do dia.

 

 

A oficina foi direcionada a adultos e crianças, sendo a cúpula geodésica uma construção em conjunto entre as duas partes. Realizar atividades juntos é uma boa maneira de aproximar o adulto e a criança, uma forma de, por exemplo, pais e filhos passarem tempo juntos, se comunicarem, estreitarem laços.

 

Montar o próprio brinquedo já é em si uma atividade lúdica. A criança se diverte e ao mesmo tempo aprende. Ao juntar as peças, a criança desenvolve o raciocínio e a abstração, interpretando o manual de instruções e transferindo o bidimensional que está no papel para o tridimensional, no objeto. Dessa forma, a criança constrói o próprio espaço, um abrigo para si. Também enfrenta desafios, buscando solucionar problemas e aprende a lidar com as frustrações, afinal, muitas vezes as coisas não saem dentro do previsto.

 

Durante todo esse processo – e principalmente na hora das frustrações – o adulto auxilia a criança, além de cuidar das etapas nas quais se utiliza ferramentas que a criança não pode manusear como ferramentas de corte. A cúpula geodésica no tamanho executado (aproximadamente 1,50m de diâmetro), precisa de pelo menos duas pessoas para finalizar a montagem. Isso pode contribuir para a criar o senso de trabalho em equipe e cooperação e, mais uma vez, aproximar o adulto da criança.

 

Objetos como esse estimulam a criatividade: a criança pode compor a sua cúpula de várias formas e cores. Inclusive, o conjunto também pode ser complementado com peças semelhantes (que poderiam ser adquiridas prontas ou executadas pelos próprios participantes) possibilitando a montagem de cúpulas geodésicas maiores.

Aproveitando o momento das férias escolares, em janeiro ofereceremos mais uma oficina de marcenaria: a Oficina de Bicicleta de Equilíbrio. Nessa oficina os participantes irão construir bicicletas de madeira infantis, que auxiliam no desenvolvimento do equilíbrio da criança.

 

 

 Quer participar 

 da próxima oficina? 

 Inscreva-se aqui! 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

1ª Oficina de Cúpula Geodésica no Parklab

December 8, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivo

Please reload

Procurar por tags

Please reload

Siga

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Pinterest Icon